domingo, 22 de julho de 2012

Refúgio Ecológico 1 - Refúgio Ecológico Caiman (Brasil)

Para os mais interessados em destinos ecológicos a partir de hoje vou postar algumas das minhas sugestões pessoais (em diversos locais do Planeta) de forma a terem uma vasta opção de escolha. A minha primeira escolha vai para o Refugio Ecológico Caiman!


Pousada Baiazinha - Refúgio Ecológico Caiman



O Refúgio Ecológico Caiman localiza-se numa fazenda com 53 mil hectares junto à pequena e pacata aldeia de Miranda, no Pantanal Sul Matogrossense. Em 1985, foi criada a pousada Caiman, tendo sido pioneira em Ecoturismo no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Desde aí, tem por objectivo criar e oferecer aos Ecoturistas, dias em pleno contacto com a natureza e com a cultura pantaneira, visando sempre a excelência nos serviços de alojamento e gastronomia.


Refúgio Ecológico Caiman está desde sempre ligado à Conservação da Natureza desenvolvendo importantes programas, reconhecidos nacional e internacionalmente. Um dos projectos consiste na manutenção de uma Reserva Particular de Património Natural numa área de cerca de 5,6 mil hectares e participa também no apoio a diversos projectos de pesquisa e maneio de espécies (Exemplo: Projecto Arara-Azul), desenvolvidos em toda a área da fazenda.

Monitorização de ninho artificial de arara-azul | Projecto Arara Azul


A Conservação da Natureza é um valor incorporado na pousada, pois são aqui desenvolvidos projectos como o Caiman Recicla, de colheita e separação de lixo reciclável em toda a propriedade e actividades de educação ambiental para os funcionários. 
Quem visita a Caiman pode contar com um sem fim de actividades e passeios todas eles ao ar livre, promovendo assim o contacto directo com a fauna, a flora e a cultura pantaneira. Como exemplo disso temos Safaris Fotográficos, caminhadas em trilhos pelo meio das matas, passeios de canoa canadense, passeios a cavalo, focagens nocturnas, bem como passeios de bicicleta, observação de aves, workshops de astronomia, entre outros... 


Passeio de Canoa Canadense

Todos os passeios e actividades são acompanhados pelos Caimaners - guias naturalistas, graduados e bilíngues em Inglês e Português - e também pelos Guias Nativos, que conhecem profundamente a natureza e a cultura regionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário